Dicas Para o Bebê



Quando é que posso usar sabonete comum na pele do bebê?

foto

08/09/2016 - 08h56

Sabonetes específicos para bebês são indicados durante todo o primeiro ano de vida, porque são atóxicos, não contêm álcool, corantes, desodorantes e outros produtos que podem aparecer em sabonetes comuns para adultos.

Lembre-se de que a pele do bebê é bastante sensível e algumas substâncias podem causar irritação (como manchinhas ou bolinhas avermelhadas que aparecem logo depois do banho). Outro aspecto é que bebês não precisam de todo aquele efeito de "ensaboar" dos sabonetes comuns.
 
"Sabonete comum é feito para dissolver a oleosidade do corpo, e bebês não têm problema com isso", observa a dermatologista pediátrica Mary Spraker. 
 
Segundo a médica, não haveria nem necessidade de usar sabonete no corpo inteiro do bebê, ficando seu uso restrito somente ao bumbum e às dobrinhas em volta de braços e pernas. Uma vez que a criança comece a se alimentar com sólidos e se arrastar no chão, diz ela, aí sim pode precisar lavar outras partes.
 
Se seu filho tiver dermatite (cujos sintomas incluem vermelhidão, secura e descamação em partes da pele, especialmente no rosto e dobras dos joelhos e cotovelos), converse com o pediatra para determinar o melhor tipo de produto para a pele do bebê. Crianças com dermatite, também conhecida como eczema, podem ser ainda mais sensíveis aos componentes de sabonetes, cremes e loções, mesmo os infantis.